terça-feira, 12 de maio de 2015

O seu filhinho ainda não aprendeu a falar??

Olá Meus lindos e minhas lindas!!!
O post de hoje é sobre um conteúdo diferenciado!!

Hoje o assunto vai ser......Processo de aquisição da fala!
Os médicos costumam falar que cada criança tem o seu tempo certo para falar.
Será que o ato de falar é executado apenas quando reproduzimos palavras inteiras? Como....ABACAXI, ACEROLA, CAJÁ, CADEIRA? 
A resposta é não!


Para que o processo de aquisição da fala seja completo, existem alguns estágios. E de acordo com Teixeira (1995), os estágios são:

- Comunicação pré linguística ou pré-fala (de 0 a 1 ano de idade);
Neste estágio, a reprodução dos sons de acordo com Teixeira(1995) e Albano (1990) não são reproduzidos como reflexo da situação, mas como consequência do prazer ou da dor que esta situação possa vir a gerar.
Durante este período de pré-fala, os sons, ou o "modo de conversar" da criança é subdividido em: choro e vocalizações esparsas, arrulhos, balbucio ou brincadeira vocal e jargão.
- Primeiras palavras ou holográfico (de 1 ano a 1 ano e 6 meses de idade);
É neste estágio que a criança aprende as primeiras palavras do seu repertório. No entanto, neste período predominam as palavras com padrões silábicos CV (Consoantes + Vogais) e as sílabas repetidas, como por exemplo: PAPAI, MAMÃE. Neste período a criança não formula frases, ou seja, se ele aponta para um carro e fala a palavra PAPAI, a criança pode estar querendo dizer diversas coisas como: "o carro é de papai", "o carro me lembra papai".
- Duas palavras ou telégrafico (de 1 ano e 6 meses até 2 anos de idade);
Neste estágio a criança começa a falar mais de uma palavra para descrever as coisas, a partir disso, a criança aumenta a sua capacidade comunicativa em um único enunciado, pois a partir deste estágio a criança pode nomear, localizar, negar, perguntar, entre outras coisas.
- Organização e expansão dos subsistemas (a partir dos 2 anos);
Neste estágio a criança começa a utilizar adjetivos e advérbios. Sendo que, alguns são bastante criativos, como um exemplo de Teixeira (1985): EU NÃO SOU AJATA (2 anos e 1 mês).
- Narrativo (a partir dos 4 anos).
A criança passa a ter uma função mais ativa e autônoma. Pois neste estágio as crianças utilizam os recursos da fala com propriedade e conseguem se comunicar tranquilamente e plenamente.

No entanto, esses estágios podem ocorrer em ritmos diferenciados a depender da criança.


Beijokas meus amores!!!
Espero que vocês tenham gostado!

Confiram!!!
Instagram: danielagt81
Twitter: dani_gt15
Canal no youtube (Vídeos de 5 em 5 dias): www.youtube.com/danit195

3 comentários: